terça-feira, 25 de maio de 2010

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade

Esta comprovada, que a capacidade de aprendizagem do cérebro humano se estende ao longo da vida como atividade continua, isto demonstra que aprendizagem como construção de conhecimento acontece na infância e na terceira idade. É por isso que se faz necessário discutir o que ocorre nos sentidos de ensinar e aprender em essas fachas etárias.
Na atualidade a necessidade de seguir aprendendo logo de ser formado, se converteu em uma exigência no âmbito produtivo para manter-se atualizado no mercado competitivo. Porem, com o tempo se observa o incremento de programas educacionais dirigidos para a população idosa, em outras palavras, aprender é visto também como uma maneira de se divertir e ocupar a mente.
Todas as atividades prazerosas de aprendizagem podem estar presentes em outros períodos da vida que não seja escolar nem profissional que por muito tempo se caracterizo por um modelo de memorização. Por outro lado, a educação pode assumir outra visão, onde ensinar pousa ter outro significado, como oferecer as condições necessárias para que a aprendizagem seja produto de um processo de interação do individuo com o mundo dos objetos e do social, de essa forma aprender seria utilizar a experiência de vida e conhecimentos adquiridos para atribuição de novos significados.

Alegoria da Caverna - Teatro

Projeto de Trabalho que desenvolvi na Escola na Disciplina de Filosofia, com alunos da 2 Série do Ensino Médio. Toda a turma se envolveu muito nessa atividade, preparando-se para a apresentação do Teatro. Conversando com a Claci, colega da escola e de curso, pensamos que poderia utilizar o Teatro para a Atividade solicitada no Curso. Assim, fotografamos as apresentações e as fotos estão disponíveis aqui. A Atividade completa pode ser conferida acima "Alegoria da Caverna de Platão".


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Entrevista Lucas Ciavatti

Esse trabalho do Prof. Lucas com o Bloco do Passo inspira alguma idéia de como trabalhar na escola?

RESPOSTA 1
Desde que as novas tecnologias dos meios de comunicação foram incluídas no sistema educativo nas escolas, as mesmas se converteram em uma alternativa não só para incrementar os materiais e ferramentas já existentes, mas também para potenciar a qualidade de ensino, através de diferentes atividades que permitam a interação entre alunos e professores. Como exemplo da aplicação de essas tecnologias se pode falar de redes de circuito fechado em sala de aula, elaboração de vídeos, aulas que contenham entrevistas ao vivo via internet onde professores e alunos possam interatuar com o entrevistado.

E para o trabalho com tecnologia, traz alguma idéia? Considere o seguinte aspecto: cada um dos participantes do Bloco do Passo faz um movimento diferente para que o trabalho seja o que é. Será que com computadores podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro de um grupo uma tarefa diversa e chegando a um trabalho que é de todos e de cada um?

RESPOSTA 2
O computador é considerado como um dos avances da tecnologia mais importante do milênio e é também uma ferramenta de trabalho que hoje em dia tem maior acessibilidade nas escolas. Com ajuda dos computadores os alunos podem participar de atividades que necessita da interação de todos. Por exemplo, para ter uma idéia mais clara, posso citar a seguinte atividade: Com a utilização do programa Quark Express 5.0, pode-se criar um iboletin da turma. A atividade consiste em formar grupos que inclua a participação dos alunos de toda a turma, dependendo do tema a ser trabalhado cada grupo cumprirá uma tarefa diferente como: redação, edição, fotografia, gráficos, editorial etc., porém ao mesmo tempo cada setor deverá intercambiar informações e opiniões com os outros grupos para o trabalho final, como tratasse de um boletim informativo é importante que todo o conteúdo siga uma coerência lógica, em outras palavras é importante de um bom trabalho em equipe.
O objetivo da atividade pretende, não só o aprendizado do assunto, mas também oferecer um espaço onde os alunos possam ter um meio de expressão alternativo, que além de ter sua dose de diversão, ajude na compreensão do tema avançado.


Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos?

RESPOSTA 3
Está comprovado que na realização de atividades, os alunos codificam a informação segundo as experiências que tem cada um como individuo, claro que se deve tomar em conta, a guia que o professor dá para chegar a um determinado objetivo na hora de fazer uma atividade, mas também se deve ressaltar que ao momento da trocar de idéias e opiniões entre os alunos após uma atividade, pode até resultar enriquecedora a divergência de opiniões e experiências para o aprendizado de determinado assunto.

Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?
RESPOSTA 4
É possível que a turma possa obter a mesma informação teórica oferecida pelo professor, mas no momento de codificar a informação pode variar, já que o aluno como individuo pode dar mais relevância a determinadas partes da informação, que o resto dos alunos,. O mesmo acontece quando se trata de atividades nas quais o aluno tem que interagir com outros alunos da sala.