sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tecnologia ou Metodologia?

Nos últimos 100 anos a civilização humana produziu mais em termos de tecnologia do que toda a história da humanidade junta. A partir da Revolução Industrial ocorrida no séc. XVIII na Inglaterra e posteriormente para toda Europa e o mundo, o homem a cada dia, em base a técnica e a ciência, vem produzindo em um espaço de curto tempo novos aparelhos que vem sendo lançados diariamente na sociedade.
A escola sendo uma parte da sociedade na qual estamos inseridos, não pode fechar os olhos frente a essa tecnologia que vem crescendo a cada dia mais. Mas como utilizar dessa nova tecnologia para uma formação humana e crítica? Creio que o grande desafio para os educadores que estão diretamente trabalhando com crianças, adolescentes e jovens, seria despertar a leitura crítica da informação que temos e transformá-la em conhecimento. Saber utilizar a nova tecnologia para a produção do conhecimento dos educandos e dos próprios educadores é o grande desafio. Não basta encher as escolas de computadores e de toda a tecnologia que os acompanha, se não inovarmos as nossas práticas pedagógicas para o ensino-aprendizagem e ajudarmos os educandos a enfrentarem os desafios que a sociedade atual apresenta.